História

Esta página será dedicada ao registro histórico da Semana de Filosofia da UFABC, de modo que nuca seja deturpado ou radicalmente transformado o propósito inicial da Semana, reiterado diversas vezes.

Caso necessário, seja para avisar sobre algum problema neste registro, seja para nos ajudar, entre em contato através da aba “Contato”.

A Semana de Filosofia não é produto apenas de uma reunião de pessoas, mas de uma história. Essa história começa em outubro de 2015, quando ocorreu a I Semana de Filosofia, a qual contou com poucas apresentações, mas que contemplaram temas caros aos alunos naquele momento. O evento ensejou debates dentro da comunidade filosófica da UFABC, sobretudo no que diz respeito à autonomia discente. Isto certamente foi um marco para os membros de uma comunidade filosófica que amadurece cada vez mais desde então.
A II Semana de Filosofia ocorreu de 4 a 8 de julho de 2016, caracterizando-se por uma significativa ampliação do espaço para participação e uma maior documentação do evento. Ao menos 45 trabalhos foram apresentados, além da conferência de abertura.

A III Semana de Filosofia ocorreu de 16 a 20 de outubro de 2017 e teve o papel de manutenção do espírito das primeiras edições, trazendo para perto do público as discussões mais importantes do ambiente filosófico da UFABC. O evento contou com a presença de mais de 60 comunicações (dentre as mais de 70 inscrições provindas da UFABC e de fora), que incluíram discentes de graduação, pós-graduação e docentes. A novidade ficou por conta das mesas de debate à noite, além da abertura temática “Que Filosofia?”, uma discussão entre os discentes que participaram da organização de todas as edições, e da palestra de encerramento. A programação completa da 3ª edição está disponível aqui. Para acessar as fotos desta edição da Semana, clique aqui.

A 4ª Semana de Filosofia, ecoando as discussões da edição anterior, buscou apresentar o debate sobre o que seria a filosofia na UFABC, bem como qual o lugar da filosofia no Brasil, trazendo novamente as mesas de debate sobre temas relacionados com a posição da filosofia na atualidade. Neste ano, contamos com quase 90 inscrições e as vagas para apresentação foram expandidas para 75, tomando cuidado para nunca deixar os números serem um objetivo acima do debate entre os presentes. Para acessar a programação clique aqui e o caderno de resumos clique aqui. Para acessar as fotos desta edição da Semana, clique aqui.

Os eventos de cada uma das edições continua ativo no Facebook:
I Semana de Filosofia da UFABC: https://www.facebook.com/events/733798270084091.
II Semana de Filosofia da UFABC: https://www.facebook.com/events/154280841654113.
III Semana de Filosofia da UFABC: https://www.facebook.com/events/1815262175455576.
4ª Semana de Filosofia da UFABC: https://www.facebook.com/events/990061424500083/.

 

Anúncios